Linhas de Pesquisa

Aprendizagem e ensino de Matemática

Formação de professores que ensinam Matemática

Redes sociais e complexas

Projetos de Pesquisa

2022 - Atual


Análise de livros didáticos de matemática para a educação básica: uma abordagem por meio de redes semânticas de cliques

Descrição: O livro didático possui um papel central e centralizador na prática do professor de Matemática na Educação Básica. Desta forma, o exame de livros didáticos constitui-se em uma tarefa significativa de apoio à prática educativa do professor. Este projeto objetiva analisar livros didáticos de Matemática para a Educação Básica com ênfase nas relações entre conceitos e suas representações por meio de expressões matemáticas, esquemas, tabelas e figuras. Construiremos redes semânticas de cliques a partir dos textos dos livros didáticos. Utilizaremos técnicas da Ciência das Redes para identificar as relações relevantes. Esperamos que os resultados possam apoiar professores na escolha do livro didático com reflexos na sua prática pedagógica. Esta pesquisa pode contribuir na implementação de políticas públicas que tratam da seleção de livros didáticos a serem adotados nas escolas, a exemplo do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. Projeto aprovado conforme Resolução CONSEPE 017/2022.


Financiamento: FINAPESQ/UEFS (2022)

Bolsistas IC: 04 (concluídos) / 02 (em andamento)

Bolsista IT: 01 (concluído)


2019 - Atual


Discursos do conhecimento matemático para ensinar Matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação

Descrição: O presente projeto tem como objeto de estudo discursos do conhecimento matemático para ensinar Matemática. Identificamos que esses discursos têm se apresentado na literatura sob diferentes denominações. Há pesquisadores que, embasados nos estudos de Lee Shulman sobre o domínio do conhecimento profissional do professor, dedicam esforços para desenvolver a noção de Mathematical Knowledge for Teaching, que traduzimos como Conhecimento Matemático para o Ensino (CME). Enquanto outros buscam afastar-se de uma visão representacional do conhecimento e buscam capturá-lo a partir das interações discursivas que surgem nas salas de aula de Matemática ou investigando o modo como professores organizam o ensino, indo além da análise do seu domínio sobre o conhecimento matemático, os quais associamos à ideia de Mathematics for Teaching, em sua livre tradução "Matemática para o Ensino" (MpE). Cientes da existência de diferentes discursos que visam explicitar o que é necessário para ser professor de Matemática buscamos desenvolver essa pesquisa, inspirada em conceitos foucaultianos, norteada pela seguinte questão: que estratégias de poder e que modos de subjetivação são postos em funcionamento pelos discursos sobre conhecimento matemático necessário para ensinar? O objetivo que nos move é descrever estratégias de poder e modos de subjetivação postos em funcionamento por esses discursos. Neste sentido, a pesquisa será desenvolvida apoiada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica do tipo ensaio teórico. Espera-se que os resultados por ela alcançados possam contribuir com o campo de pesquisas sobre conhecimento necessário para ensinar Matemática e, especialmente, para a formação de professores de Matemática. Resolução Consepe 038/2019.


Financiamento: FINAPESQ/UEFS (2021)

Bolsistas IC: 04 (concluídos) / 02 (em andamento)


2014 - 2018


Recontextualização de princípios e textos de disciplinas específicas para as salas de aula da Educação Básica

Descrição: Pretendemos investigar como professores de Matemática da educação básica organizam o seu fazer docente a partir de práticas compartilhadas por eles em disciplinas específicas durante o seu processo de formação inicial. Entendemos que analisar o modo como os professores desenvolvem seu trabalho ultrapassa a análise da repercussão dos conteúdos matemáticos de disciplinas específicas na Educação Básica, requerendo também a identificação de princípios que regulam o modo como esses conteúdos podem repercutir. Esses princípios podem ser entendidos como regras que estabelecem as condutas consideradas legítimas nas salas de aula, seja por parte dos professores ou dos alunos.


Financiamento: Sem financiamento.