Publicações
Publicações
Artigos completos publicados em periódicos
14. GRILO, Marcos; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Principle of Induction in Initial Teacher Training. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 15, n. 3, p. 1–14, 2025. DOI: 10.37001/ripem.v15i3.4594. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/4594. Acesso em: 6 set. 2025.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: A1
13. OLIVEIRA, A. S. ; GRILO, J. S. P. . Matemática para o ensino do conceito de polinômios a partir de recontextualizações em livros didáticos. Educação Matemática Pesquisa, v. 27, p. 199-225, 2025.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: A1
12. BRITO, L. A. L. ; GRILO, M. Uma proposta de sequência didática para o ensino de funções quadráticas por meio da construção de ponte de palitos. Com a palavra, o professor, v. 8, p. 1-20, 2023.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: B1
11. GRILO, J. S. P.; COSTA, W. O. Novas Formas de Aprender para Ensinar Matemática: experiências formativas com estudantes de Pedagogia. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 9, p. 107-125, 2023.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: A4
10. BARBOSA, J. S. ; LIMA, A. S.; GRILO, J. S. P. Ambientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da educação do campo. Vidya (Santa Maria, on-line), v. 43, p. 225-243, 2023.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: A2
9. GRILO, J. S. P.; BARBOSA, J. C. It is necessary to know a specific mathematics to teach mathematics. The Montana Math Enthusiast, v. 19, p. 136-157, 2022.
DOI | PDF-EN | Citações | Qualis: A2
8. OLIVEIRA, L. Q. ; OLIVEIRA, D. B. ; GRILO, J. S. P. . Construindo novas compreensões sobre o ensino de matemática com o programa residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, p. 540-563, 2022.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: A1
7. GRILO, J. S. P.; BARBOSA, J. C. Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar. Educação e Realidade, v. 46, p. 1-20, 2021.
DOI | PDF-PT | PDF-EN | Citações | Qualis: A1
6. GRILO, J. S. P.; BARBOSA, J. C. ; MAKNAMARA, M. O dispositivo da especificidade matemática e a produção do sujeito-professor(a)-de-Matemática. ZETETIKE (UNICAMP), v. 29, p. 1-18, 2021.
DOI | PDF-PT | PDF-EN | Citações | Qualis: A2
5. ARAUJO, M. DE L. H. S.; GRILO, J. S. P. Reconfigurando o Estágio Curricular Obrigatório em Matemática para o Contexto de Ensino Remoto Emergencial. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, p. e202111, 2021.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: B2
4. SANTOS, V.; GRILO, M. Identificação de temáticas de trabalhos de conclusão de curso por meio de redes semânticas. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 219-235, 2020.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: A3
3. GRILO, J. S. P.; BARBOSA, J. C. ; MAKNAMARA, M. . Discurso da Matemática Específica para Ensinar e a Produção do Sujeito 'Professor(a)-de-Matemática'. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 26, p. 1-18, 2020.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: A1
2. PINTO, M. P. da S. ; GRILO, J. S. P. ; GRILO, M.. Tópicos de Teoria dos Números abordados na Educação Básica: uma análise sobre um livro didático. UNIÓN (SAN CRISTOBAL DE LA LAGUNA), v. 16, p. 64-84, 2020.
DOI | PDF-PT | Citações | Qualis: A3
1. SANTANA, C. O. ; GRILO, M. . Uma reflexão sobre a tradição da Matemática Escolar e o uso do GeoGebra no ensino de ternas pitagóricas na Educação Básica. Ensino da Matemática em Debate, v. 6, p. 3-17, 2019.
Artigos completos publicados em Anais
12. PIRES, E. R. O. ; GRILO, M. . A presença da Matemática e da Estatística na construção de Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico Integrado como Temática Social. In: XX EBEM, 2024, Paulo Afonso, BA. Encontro Baiano de Educação Matemática, 2024.
11. GRILO, MARCOS; FADIGAS, INÁCIO DE SOUSA . REDES DE CLIQUES ALEATÓRIAS: uma aplicação a títulos de dissertações do PROFMAT. In: III Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência de Redes SimBraRedes 2024, 2024, Salvador. Anais do III Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência de Redes - SimBraRedes 2024, 2024. p. --.
10. FERREIRA, SAMARA DOS SANTOS ; SANTOS, MATHEUS OLIVEIRA DOS ; GRILO, MARCOS . COMUNIDADES DE PALAVRAS EM REDES SEMÂNTICAS BASEADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. In: III Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência de Redes SimBraRedes 2024, 2024, Salvador. Anais do III Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência de Redes - SimBraRedes 2024, 2024. p. --.
9. LIMA, C. S. ; GRILO, M. . Sequência Didática: subtração de números inteiros por meio de grafos cordiais. In: Encontro Baiano de Educação Matemática, 2024, Paulo Afonso, BA. Anais do Encontro Baiano de Educação Matemática, 2024.
8. NUNES, K. S. P. ; SANTOS, R. R. ; GRILO, J. S. P. ; GRILO, MARCOS . UM MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO POR MEIO DE REDES SEMÂNTICAS DE PALAVRAS-CHAVE. In: III Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência de Redes (SimBraRedes), 2024, Salvador. III Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência de Redes (SimBraRedes), 2024.
7. OLIVEIRA, A. S. ; SOUZA, J. A. S ; GRILO, J. S. P. . REALIZAÇÕES DO CONCEITO DE POLÍGONOS IDENTIFICADAS A PARTIR DE UM ESTUDO COM PROFESSORES. In: XX Encontro Baiano de Educação Matemática(EBEM)/IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática., 2024, Paulo Afonso. Encontro Baiano de Educação Matemática, 2023.
6. SUZARTE, A. P. ; CARVALHO, W. M. S. ; GRILO, J. S. P. . A CUBAGEM DE TERRA NO CONTEXTO CAMPONÊS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: XX Encontro Baiano de Educação Matemática(EBEM)/IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática., 2024, Paulo Afonso. Encontro Baiano de Educação Matemática, 2023.
5. SANTANA, G. A. ; BATISTELA, R. F. ; GRILO, M. . Uso de Experimentos no Ensino Superior: volume de pirâmides, um relato de experiência. In: VIII EIEMAT. V ENPN e I ENRPM, 2023, Santa Maria, RS. Anais da Modalidade de Relato de Experiência, 2023. v. 8.2. p. 666-676.
4. MONTEIRO, H. O. ; QUEIROZ, B. S. ; GRILO, M. . Uso de Materiais Manipuláveis para o Ensino de Produtos Notáveis: um relato de experiência de um projeto de intervenção no Pibid. In: IX Encontro Nacional das Licenciaturas, 2023, Lajeado, RS. IX ENALIC. Campina Grande, PB: Realize Editora, 2023.
3. CARVALHO, W. M. S. ; GRILO, M. . Geometrias Não-Euclidianas na Educação Básica: uma experiência vivenciada no PIBID. In: IX Encontro Nacional das Licenciaturas, 2023, Lajeado, RS. IX ENALIC. Campina Grande, PB: Realize Editora, 2023.
2. PIRES, E. R. O. ; GRILO, M. . A presença da Matemática e da Estatística na construção de Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico. In: XX EBEM, 2023, Paulo Afonso, BA. Encontro Baiano de Educação Matemática, 2023.
1. GRILO, M.; SANTANA, L. R. . Uma Estratégia de Ensino de Grafos Baseados em Letras de Músicas. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019, Ilhéus, BA. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019.
Capítulos de Livro
7. SANTOS, R. R. ; QUEIROZ, B. S. ; NUNES, K. S. P. ; MAIA, M. S. ; GRILO, J. S. P. . CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO: um levantamento bibliográfico na plataforma de periódicos da Capes. In: Marluce Alves dos Santos; Jonson Ney Dias da Silva; Mirian Ferreira de Brito; Maria Izabel Lopes de Araújo; Gilson Bispo de Jesus, Leandro do Nascimento Diniz. (Org.). XX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : Educação Matemática: contribuições para o fazer docente na contemporaneidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. , p. 57-64.
6. SOUZA, Erivelton N. ; GRILO, J. S. P. . O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma revisão sistemática de literatura. In: Marluce Alves dos Santos; Jonson Ney Dias da Silva; Mirian Ferreira de Brito; Maria Izabel Lopes de Araújo; Gilson Bispo de Jesus, Leandro do Nascimento Diniz. (Org.). XX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : Educação Matemática: contribuições para o fazer docente na contemporaneidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. , p. 263-270.
5. CENTENO, N. C. A. ; GRILO, M. . Uma Proposta de Resolução de Problemas Matemáticos por meio de Pensamento Computacional. In: Marluce Alves dos Santos; Jonson Ney Dias da Silva; Mirian Ferreira de Brito; Maria Izabel Lopes de Araújo; Gilson Bispo de Jesus; Leandro do Nascimento Diniz. (Org.). XX Encontro baiano de educação matemática: Educação Matemática: contribuições para o fazer docente na contemporaneidade IX Fórum baiano das licenciaturas em matemática: Formação de professores que ensinam matemática: A que será que se desti. VIIed.Curitiba: CRV, 2024, v. , p. 365-370.
4. GRILO, MARCOS; FADIGAS, INÁCIO DE SOUSA ; Casas, Trazíbulo Henrique Pardo ; PEREIRA, HERNANE BORGES DE BARROS . Identificação de temáticas em programas de mestrado em matemática: uma abordagem por ilhas de redes. Construção do conhecimento em organizações na perspectiva da modelagem de processos industriais e sistemas complexos. 3ed.: Pimenta Cultural, 2021, v. , p. 273-298.
3. SANTANA, Flávia C. M. ; GRILO, Jaqueline de S. P. ; GRILO, M. ; Araújo, M. L. H. S. . Representação Social de Programas de Iniciação à Docência: concepções e licenciandos em Matemática. In: Ana Verena Freiras Paim; André Luiz Brito Nascimento; Nadja Maria Lima Maciel. (Org.). Cartografias Formacionais Docentes: realces socioepistemológicos, curriculares e pedagógicos. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2021, v. 1, p. 137-151.
2. MARTINS, Caroline. ; BATISTA, C. M. ; FADIGAS, I. S. ; GRILO, J. S. P. ; GRILO, M. . Biênio da Matemática Carloman Carlos Borges. In: Susana Couto Pimentel; Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão; Odair Vieira Santos. (Org.). Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior: a experiência do CETENS/UFRB. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2020, v. , p. 121-139.
1. ALMEIDA, R. M. ; CASTRO, J. T. ; GRILO, J. S. P. . O uso da História em Quadrinhos no ensino de Ciências. In: Jacira Teixeira Castro; Teófilo Galvão Filho; Ana Virgínia de Almeida Luna; Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão. (Org.). Educação Científica, Inclusão e Diversidade. 1ed.Cruz das Almas: , 2020, v. , p. 95-110.